[caixa_de_pesquisa]

Programa Marie Sklodowska Curie Actions indica, no Confap, Pontos de Contato Nacionais pelo Brasil

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi indicado como “instituição anfitriã” (Host Institution) de dois Pontos de Contato Nacional no Brasil (do original em inglês, National Contact Points) pelo programa Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA), no âmbito do Horizonte 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Ele promove a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria, entre outras ações, e vem despertando o interesse das FAPs.

Em março, o coordenador de Assuntos Internacionais do Confap, Prof. Mario Neto Borges, e a assessora do Confap para Cooperação Internacional União Europeia-Brasil, Elisa Natola, passaram a ser Pontos de Contato Nacionais do MSCA para o Brasil. Parte do Horizonte 2020, o MSCA tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da carreira e a formação de pesquisadores – com foco em competências de inovação – em todas as disciplinas científicas, em todo o mundo. Inclui 4 sub-programas, todos ligados à mobilidade acadêmica e nao-acadêmica. São eles: Redes Inovadoras de Treinamento; Intercâmbio de pessoal em Pesquisa e Inovação; Bolsas Individuais; e Co-financiamento de programas regionais, nacionais e internacionais.

Mais sobre o MSCA e os contatos nacionais em http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/support/national_contac

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo