Recorde de competidores na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, apoiada pela Fapeg

Foto: Divulgação.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou no último sábado, dia 13, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição reuniu estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Este ano foi registrado um recorde de 240 competidores o que demandou investimentos para ampliar a infraestrutura utilizada nos últimos anos. Segundo o coordenador da etapa, Prof. Dr. Anderson da Silva Soares, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) viabilizou o crescimento do evento, que está em sua nona edição.

Nesta etapa, grupos de no mínimo dois e no máximo quatro estudantes apresentam seus robôs, que devem ser capazes de cumprir a missão estabelecida pela organização. Foi simulado um ambiente de desastre em mundo real em que o resgate de vítimas precisava ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão e seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou com a utilização de kits robóticos.

Na etapa estadual, são conferidas medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios extras como inovação e melhor equipe estreante. Os melhores colocados de cada grupo – nível 1 (ensino fundamental) e nível 2 (ensino médio ou técnico) – representam o estado na etapa nacional da OBR, que será realizada entre 8 a 12 de outubro em Recife (PE).

Foto: Divulgação.

Estímulo
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem como objetivos estimular jovens estudantes às carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. O evento é gratuito e sem fins lucrativos. A OBR também tem um modalidade teórica, em que os estudantes respondem questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo