Últimos dias para submissão eletrônica de propostas do Edital de Mestrado e Doutorado

Pesquisadores interessados em participar da Chamada Pública nº 03/2017 de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado têm até a próxima segunda-feira, dia 29 de maio, para a submissão eletrônica de propostas. O edital, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no dia 20 de abril, é voltado para alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) sediados em Goiás.

O formulário eletrônico para o envio de propostas está disponível no sistema Fapegestor (www.fapeg.go.gov.br/fapegestor). Após finalizar o preenchimento do formulário, o candidato deverá salvar a proposta e submetê-la no sistema. A Fapeg alerta que sempre que o candidato alterar algum dado na proposta, a mesma volta para o status de Rascunho e, por isso, diante de qualquer modificação, o proponente deve submetê-la no sistema novamente. Feita a submissão definitiva, o candidato deverá imprimir sua proposta e entregá-la no seu respectivo PPGSS até a data limite de 2 de junho.

O objetivo deste edital é fomentar, por meio de bolsas, a formação de recursos humanos qualificados, bem como fortalecer os PPGSS do Estado de Goiás, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A previsão é de que o Resultado Preliminar seja divulgado no dia 26 de junho e de que o Resultado Final seja divulgado no dia 17 de julho. Os proponentes devem acompanhar a publicação dos resultados no endereço: www.fapeg.go.gov.br.

Quem pode participar

Podem participar da Chamada candidatos regularmente matriculados nos PPGSS em Goiás, nos cursos de mestrado e doutorado, que não tenham sido beneficiados por outra bolsa, no mesmo nível, concedida por agência de fomento estadual ou federal.

O candidato deverá dedicar-se integralmente às atividades do plano de trabalho quando não estiver em exercício de vínculo empregatício e, caso exerça atividades profissionais, estas devem ser compatíveis com seu plano de trabalho. O candidato também deverá estar em situação regular perante a Fazenda Pública do Estado de Goiás e adimplente com a Fapeg.

Candidatura e número de vagas
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu é o responsável pela avaliação das propostas e encaminhamento daquelas recomendadas à Fapeg. O PPGSS que oferecer apenas o curso de mestrado poderá indicar até dois bolsistas para a Fapeg. Caso ofereça apenas doutorado, poderá indicar um bolsista. No caso do PPGSS oferecer cursos de mestrado e doutorado, poderá indicar até dois bolsistas de mestrado e um de doutorado. Se, porventura, o PPGSS receber um número de propostas superior ao previsto, deverá enviar à Fapeg uma relação dos proponentes em ordem classificatória, que constituirá o cadastro de reserva de cada Programa.

Recursos e implementação
Os recursos para a concessão de bolsas são provenientes do Programa de Concessão de Bolsas de Pesquisa, Formação e Bolsas Tecnológicas (Fapeg Bolsas), com recursos do Tesouro Estadual.

A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 1.350,00, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 12 meses. Já a bolsa de doutorado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 2 mil, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 36 meses. A renovação ou manutenção da bolsa dependerá do desempenho acadêmico por parte do bolsista.

A implementação da bolsa será feita por meio da assinatura do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa e do Plano de trabalho, que serão firmados entre a Fapeg, o proponente (bolsista), o orientador e o coordenador do PPGSS. As formas de liberação dos recursos, os direitos e as obrigações de cada um dos partícipes serão estabelecidos por meio deste documento, que também atesta ao bolsista sua comprovação da bolsa.

Acesse o edital completo aqui.

ATENÇÃO, CANDIDATO: evite submeter a proposta no último dia! Propostas não concluídas no sistema FAPEGestor (propostas em Rascunho) serão desconsideradas pela Fundação. Conforme consta do Edital, a Fapeg não se responsabiliza por problemas técnicos no processo de transmissão de dados.

Em caso de dúvidas, o proponente poderá entrar em contato com a Fapeg pelo e-mail comunicacao@fapeg.go.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo