Workshop com pesquisadores escoceses, no âmbito do Researcher Links, em Goiânia, abre inscrições para participantes

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de Strathclyde, na Escócia, realizam entre os dias 24 e 27 de outubro, em Goiânia (GO), o IV Workshop sobre “A expansão de novas fronteiras para a energia renovável: efeitos, conflitos e alternativas para as populações em espaços de vulnerabilidade socioambiental”. O evento é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), dentro da parceria estabelecida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) com o British Council, no âmbito do Fundo Newton, por meio do edital do programa Researcher Links.

O IV Workshop tem coordenação dos pesquisadores Paul Stewart, Brian Garvey e Kendra Briken, da Universidade de Strathclyde Business School/Escócia e dos professores Marcelo Rodrigues Mendonça e Adriano Rodrigues Oliveira, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG). As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 julho e contemplam pesquisadores em início de carreira do Brasil. Pesquisadores do Reino Unido e América Latina também serão convidados a participarem com suas contribuições.

O formulário de inscrição e mais detalhes sobre a iniciativa estão disponíveis no link http://britishcouncilbrasil.nfrl-stewart.sgizmo.com/s3/. Os candidatos selecionados serão notificados até o dia 24 de agosto.

Estudo e novas propostas
A produção em larga escala de fontes de energia renováveis (solar, eólica, hidráulica e biomassa) é muitas vezes tratada de forma acrítica como uma resposta positiva às mudanças climáticas, com benefícios automáticos para o desenvolvimento econômico (rural). Situado em uma região de intensa expansão da hidro e agroenergia no século XXI e consequentes conflitos sociais sobre o acesso a terra, água, alimentos e trabalho, esse Workshop tem como objetivo reunir investigadores, além das fronteiras geográficas, tecnológicas e sócio-políticas de novas formas de energia. A ideia é analisar os efeitos sociais e ambientais desse processo e explorar as potencialidades e práticas alternativas socialmente comprometidas.

Nesse sentido, o IV Workshop pretende, compreender os conflitos decorrentes da apropriação de terra, água e energia para interesses energéticos das empresas de grande escala e identificar alternativas realizadas por pesquisadores, associações trabalhistas, cooperativas e Comunidades Tradicionais in situ, que são conceituadas como (Re) Existências. Também fazem parte do objeto de estudo, propostas para novas possibilidades na pesquisa aplicada junto com as populações em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental, de modo a permitir a sua permanência em regiões produtivas e melhorar suas condições socioeconômicas.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail trappu.ufg@gmail.com ou por meio do site https://www.britishcouncil.org.br/events/newton-fund-researcher-links-workshop-stewart.

Fonte: Coordenação do Workshop, com alterações da Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo