Goiás recebe visita oficial de Embaixadas das Nações da ASEAN no Brasil

No início do seu segundo mandato, o Governador Ronaldo Caiado recebeu a visita oficial de Embaixadas das Nações da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) no Brasil para promover a ampliação do comércio estadual e o fortalecimento das relações com os países do bloco. Trata-se de uma organização internacional formada pelo grupo de Estados do sudeste do continente asiático que promove o progresso social e econômico e o desenvolvimento de políticas de integração, equidade e estabilidade na região.

Com agendas marcadas para os dias 10 e 11 de fevereiro, representantes das embaixadas da Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã estiveram em contato com autoridades e organizações goianas para discutir novos horizontes a serem traçados a fim de se aprimorar as relações já existentes entre o Goiás e os países, reforçando o interesse de trabalho em novas oportunidades de negócios que visam o desenvolvimento conjunto de Goiás e da associação em campos agroindustriais, tecnológicos, culturais e educacionais.

A primeira agenda foi no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, reunindo autoridades das embaixadas junto aos representantes do Governo de Goiás, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG) e, finalmente, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Social do Comércio (SESC).

Em seguida, os membros da ASEAN uniram-se ao Governador Ronaldo Caiado para uma conversação oficial. No ato, o govenador destacou a importância se ter parceiros comerciais cuja dedicação para o alcance de metas comuns seja semelhante à de sua administração estadual. Caiado também enfatizou que uma das preocupações durante o seu mandato seria a de “ampliar de forma sólida o comércio com vocês [ASEAN]".

Declarou ainda que “O Brasil está se aproximando cada vez mais dos países da Asean. Isso dá muitas oportunidades. Como um grande produtor de alimentos, Goiás certamente está em uma posição muito privilegiada para se beneficiar dessa parceria”.

Nas palavras do Assessor Especial de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Giordano de Souza, a visita dos membros da Asean foi de extrema importância para expandir as oportunidades comerciais para além do agronegócio. “Há um interesse em cooperação nas áreas de cultura, educação e tecnologia, no intuito de superar problemas sociais para ampliação da cidadania”, enunciou.

Na tarde do mesmo dia, as missões estrangeiras compareceram a uma reunião na Fecomércio, dialogando com personalidades importantes no contexto de desenvolvimento do Estado de Goiás. 

A visita da associação se encerrou no sábado, dia 11 de fevereiro, após a passagem pela Estância Tamburil e o conhecimento dos processos de melhoramento genético bovino desenvolvidos pela propriedade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo