FAQ

1- O que é a Metrobus?
A METROBUS TRANSPORTE COLETIVO S/A é uma empresa estatal de sociedade de economia mista, criada em 1997 em decorrência da cisão que ocorreu na TRANSURB. Passou a ser concessionária dos serviços de transporte coletivo na Capital do Estado de Goiás em face da mencionada cisão e a consequente sub-rogação, por ela, da concessão de que a TRANSURB era titular. A concessão da linha foi renovada em março de 2011 para mais 20 anos.

2- Qual a é a linha de ônibus que a Metrobus opera?
Atualmente opera o principal corredor do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, o Eixo Anhanguera e extensões, com uma frota patrimonial composta por 133 ônibus, sendo 105 articulados e 28 biarticulados.

3- Nas plataformas e nos terminais poderei ter acesso às linhas alimentadoras?
Apenas nos terminais o usuário terá acesso às linhas alimentadoras. No Eixo Anhanguera estão implantados 05 terminais de integração de passageiros, onde fazem integração de aproximadamente 80 linhas (35% do total da rede), originadas nas regiões Sul, Norte, Sudoeste, Noroeste e Oeste da Região Metropolitana de Goiânia.

4- Onde devo encontrar informações sobre as linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras são de responsabilidade das empresas particulares, mas as informações sobre cada uma delas podem ser encontradas nos Balcões dos Passageiros implantados nos terminais do Eixo Anhanguera.

5 – A linha Eixo Anhanguera também dá acesso aos municípios da região metropolitana da Capital?
Dos 18 municípios que compõe Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, 15 deles possuem linhas que integram diretamente nos terminais do Eixo Anhanguera. Os moradores destas cidades realizam em média 300.000 viagens/mês, subsidiada pela Metrobus. Os municípios são: Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Fátima, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis e Trindade.

6 – Quais os horários de funcionamento da Linha do Eixo Anhanguera?
O horário normal da linha 001, 001B, 110, 111, 112 e 113 têm início às 5h e término às 24h. A linha 001 vai do Terminal Padre Pelágio ao Novo Mundo. A 001B sai do T. Padre Pelágio vai até a Praça A e retorna finalizando sua viagem no Terminal Vera Cruz. A linha 112 faz o mesmo trajeto, mas finaliza em Trindade e a 113, em Goianira. As linhas 110 e 111, saem de Senador Canedo sentido Praça da Bíblia. O que diferencia as duas linhas é que a 111 não para em plataformas, parando apenas no Terminal, enquanto a 110, vai parando em plataformas no decorrer da viagem. O Corujão, linha especial da madrugada, tem início à 0h e término às 4h20.

7 – Qual o tempo médio do intervalo de um ônibus para outro?
No horário de pico a média é de três minutos. Fora deste horário é de cinco em cinco minutos, durante o dia. No horário noturno, das 19h às 19h30 o intervalo é de três minutos e das 19h30 às 24h de cinco em cinco minutos.

8 – Qual o valor da passagem da linha do Eixo Anhanguera e onde adquiro o bilhete?
O usuário paga apenas R$ 2,15 por viagem utilizando o Cartão Metrobus que subsidiada pelo Governo do Estado de Goiás, a passagem custa 50% do valor do sit-pass cobrado nas demais linhas do transporte coletivo de Goiânia. Sem o Cartão Metrobus, o usuário paga o valor integral da passagem: R$ 4,30. Para adquirir a passagem basta se dirigir aos guichês nos terminais e nas plataformas do Eixo Anhanguera.

9- Quando eu tiver uma reclamação, sugestão ou denúncia sobre a linha do Eixo Anhanguera a quem devo procurar?
O usuário/cliente pode procurar os cinco Balcões dos Passageiros em todos os terminais do Eixo Anhanguera, acessar a Ouvidoria na sede administrativa à rua Patriarca, nº 299, Vila Regina, Goiânia, ou pelo telefone gratuito 0800-646-66-55, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@metrobus.com.br. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo