Saiba como prevenir Hepatites Virais


Você sabia?

Ontem foi marcado como Dia de Luta contra as Hepatites Virais. Saiba como se prevenir dos três tipos da doença

Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

As hepatites virais se dividem em A, B e C e a diferença entre elas se mostram pela 

forma de contágio e transmissão

Foto: Shutterstock

No último dia 28 de julho, foi comemorado o Dia de Luta contra as Hepatites Virais. A divulgação de como prevenir e diagnosticar a doença é super importante para o tratamento precoce. A presença do vírus no sangue pode ser identificada a partir da dosagem das enzimas hepáticas. “Existem sorologias específicas para identificar cada tipo de vírus (A, B ou C) e alguns exames complementares, que variam de acordo com os vírus presentes no organismo”, explica Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

O médico afirma que além dos exames preventivos é essencial que a carteira de vacinação também esteja em dia. “As vacinas são aliadas na prevenção contra as hepatites A e B, e a imunização pode começar desde cedo. A vacina contra a hepatite B é indicada do nascimento até os 49 anos de idade e a vacina contra a hepatite A, que só está disponível na rede privada, pode ser dada às crianças a partir de um ano de idade”, reforça o especialista. 

Os vírus causadores da doença são divididos em A, B e C e responsáveis pela forma aguda. Caso não sejam combatidos, podem levar ao óbito por insuficiência hepática agudamente ou evoluir para cirrose crônica. Por ter grande chance de se manifestar silenciosamente no organismo – sem apresentar sintomas visíveis -, é essencial que o diagnóstico seja precoce. 

Fonte: Goiás Agora/Agecom

Gerência de Benefícios ao Servidor

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo