você sabia que Goiás vai sediar o Campeonato Mundial de Futsal?
A cada dois anos é realizado o Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Nesta 15ª edição, o Brasil será sede dos jogos, recebendo atletas de 16 países. Ao todo, serão 22 seleções participantes. Os jogos serão disputados no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis, do dia 2 ao dia 10 de julho.
Para a diretora técnica da seleção brasileira feminina de futsal universitário, Daniela Duarte Dallago, esta é uma edição especial, já que será realizada em seu Estado. Ela também é técnica do time goiano feminino de futsal Hidráulica Brasil, que há 14 anos representa Goiás em competições nacionais, além de ser tricampeão goiano universitário, graças à parceria com a Faculdade Araguaia.
Assim, o time e as atletas se tornaram exemplos para outras garotas. “A partir do momento em que nós conseguimos melhorar a visibilidade do futsal, com as participações nacionais, o interesse começou a aumentar”, diz. A expectativa de Daniela para receber o mundial em Goiás é grande, já que atrairá as melhores seleções do mundo e atletas de destaque.
“A base da nossa seleção universitária também faz parte da seleção principal. Teremos ainda a melhor jogadora de futsal do mundo, Amandinha, o que despertará ainda mais interesse para o esporte”, comenta Daniela. Segundo ela, a proximidade do evento ao público brasileiro é uma oportunidade de conhecer melhor a modalidade. “Para nós é um grande prazer e orgulho receber os atletas estrangeiros aqui”.
O Brasil é destaque nas competições de futebol, tanto femininas quanto masculinas. Mas, segundo Daniela, o evento é uma oportunidade para o País se destacar e manter o primeiro lugar no Campeonato. “O futsal vem crescendo mundialmente. Temos que trabalhar sempre com a perspectiva de dar o melhor para ganhar o título. Não vai ser fácil, mas vamos treinar bastante.”
Segundo o técnico da seleção feminina que irá competir no Mundial Universitário de Futsal, Éder José Popiolski, as expectativas para o campeonato são muito positivas. “Já recebemos quatro títulos consecutivos. Estamos nos preparando para que, na estreia, possamos caminhar já rumo ao titulo. Eu tenho certeza que o campeonato vai ser muito equilibrado nesta temporada.”
Seleção feminina
A seleção feminina de futsal universitário já está treinando em Goiás. A equipe é a atual campeã do mundial e é a aposta para o título. Desde 2008, quando a categoria feminina foi inserida, a equipe brasileira ganhou todas as edições e é tetracampeã.
As 14 atletas já foram convocadas pelo técnico Éder José Popiolski. Além da atual melhor jogadora de futsal do mundo, Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo (Uniasselvi/SC), a Amandinha, estarão presentes também Caroline da Silva Marciano (UnoChapecó/SC), a Nega, que está em nono lugar na lista das dez melhores jogadoras de futsal do mundo e Patrícia Moraes (Unochapecó/SC), a Giga, que ocupa o terceiro lugar no ranking de melhor goleira.
Integram a equipe Missiara Luiza Papst (Unifor/CE), Maria Gabriela Batista Cordeiro (Uniasselvi/SC), Brenda de Souza Bettioli (UnoChapecó/SC), Débora Vanin (UnoChapecó/SC), LedianeMarcolan (UnoChapecó/SC), Diana Santos de Oliveira Mendes (Uniasselvi/SC), Jessika Karoline Manieri (Uniasselvi/SC), Valeria Schmidt (Uniasselvi/SC), Renata Adamatti (Universidade Serra Gaúcha/RS), Amanda dos Santos Farias (UCDB/ MS) e Camila Gadeia Silva (Funvic/SP).
Na Comissão Técnica estão o auxiliar técnico Anderson Machado Menezes, o supervisor João Darci Coelho, a preparadora física Rosilene de Souza Marques, a diretora técnica Daniela Duarte Dallago, o fisioterapeuta Denis Peres e o preparador de goleiro Sérgio dos Santos Santana.
CampeonatoAo todo, 22 equipes de futsal de 16 países vão participar de jogos no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. Na categoria feminina, dez países confirmaram presença: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.
Na categoria masculina vão disputar 12 países. Além do atual campeão de 2014, Rússia, confirmaram a Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca e Tailândia.
Realização
O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio do Gerflor e da Unimed. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Futebol (Fifa).