Setembro Amarelo é tema de palestra na PGE

Servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) participaram nesta segunda-feira, 30, pela manhã, da palestra Todos pela Vida, realizada no auditório do órgão. A psicóloga Maria Conceição, da Gerência de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho da PGE, apresentou estatísticas e falou sobre mitos e verdades em torno do suicídio. Ao final, ela propôs uma dinâmica em que os servidores se abraçaram e cantaram.

Não é drama, não é para chamar a atenção, não é falta de Deus e muito menos frescura”, foi a mensagem inicial que Maria Conceição passou, reunindo frases que muitas vezes são ditas em relação a pessoas que têm depressão ou ideias suicidas. Ela apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostram que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. O Brasil é o oitavo no ranking global em número absoluto de casos.

Maria Conceição enfatizou que é preciso falar sobre o assunto, mas de forma simples, de coração, sem julgamentos. “A pessoa que comete suicídio sente uma dor tão intensa que torna-se insuportável. Ela não é corajosa nem fraca, tampouco quer acabar com a vida, mas busca pôr fim àquela dor, àquele sofrimento”, explicou.

No final da palestra, Maria Conceição divulgou o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), 188, ressaltando que no local há voluntários preparados para atender as pessoas que precisam de ajuda.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo