Ações de Saúde serão reforçadas na Romaria de Trindade

Em função do grande número de visitantes que Trindade deve receber durante a Romaria 2023, tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno, de 23 de junho e 2 de julho, o Governo de Goiás dedica atenção especial à rede de saúde disponível no município.

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está sendo feito levantamento e organização das unidades, com alerta para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), da Criança (Hecad), de Urgências de Goiás (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A população poderá contar ainda com o serviço de vacinação, reforçado pela van da vacina.

A SES vai participar da Romaria de Trindade 2023 com grupos técnicos, para elaborar planos de ação e definir pontos focais de cada área da saúde para garantir o monitoramento, assistência e atendimento em tempo hábil.

Também será intensificado o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, com identificação de criadouros nas semanas que antecedem a festa e limpeza da cidade, em articulação com o município.

E ainda apoio técnico presencial para a vigilância sanitária municipal nas ações de educação sanitária no comércio de alimentos ao longo da GO-060.

Vacinação

A vacinação estará disponível nos postos de saúde e na van da vacina. Umas das principais preocupações é com relação à imunização contra a gripe influenza e o reforço da Covid-19 com a vacina bivalente.

Este ano, Goiás registra 416 casos de influenza, com 40 óbitos – 17 deles idosos. A cobertura vacinal de influenza do grupo é de 48,84%, distante da ideal (95%). Em relação à Covid-19, o número de casos até o momento é de 744, com 179 óbitos, sendo 137 de idosos.

A recomendação é que o turista se vacine com antecedência, pois o tempo mínimo para que o corpo esteja apto a responder adequadamente contra o vírus é, em média, de 15 dias após a aplicação da dose. A vacinação contra a influenza está liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade.

Já a vacina contra a Covid-19 está liberada para as pessoas acima de 18 anos, com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

Caminhada

Outra recomendação importante é em relação à caminhada. As autoridades de saúde orientam que o ideal é que as pessoas façam alongamento antes, durante e após o trajeto, mantendo um ritmo tranquilo, sem esforço excessivo.

Em caso de dores, falta de ar, cansaço anormal e confusão mental é preciso procurar um ponto de atendimento em saúde o mais rápido possível. É necessário ainda vestir roupas adequadas ao tempo seco e frio à noite e de manhã, e ao calor intenso à tarde, além de utilizar calçados confortáveis e fazer hidratação constante.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo