6ª Reunião Ordinária do Consej: Goiás sedia debate sobre o futuro do sistema prisional brasileiro

Encontro é o mais importante do país para discussões sobre o sistema prisional

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) realizou, nesta sexta-feira (23/02), a 6ª Reunião Ordinária, em Goiás. O evento, aconteceu no Salão Nobre Maguito Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, na capital, Goiânia, e reuniu autoridades de todo o país para discutir temas relevantes para o futuro do sistema prisional brasileiro.

A abertura oficial da reunião contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos; o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires; o presidente do Consej, Marcus Rito; o secretário nacional de Políticas Penitenciárias, André de Albuquerque Garcia; e o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Douglas de Melo Martins; deputada estadual Rosângela Rezende, representando o presidente da ALEGO. Dentre as autoridades, também estiveram presentes todos os comandantes das Forças de Segurança do Estado de Goiás.

O diretor-Geral de Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, deu as boas vindas e afirmou que hoje o sistema penitenciário de Goiás é forte e renovado. “Hoje eu cito a integração entre as polícias como um trabalho fundamental. Essa integração é importante para os índices do país, controle de criminalidade e redução de índices. Nós temos hoje um sistema penitenciário em condições de fazer execução penal”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Consej, Marcus Rito, destacou a importância do evento para o debate sobre o sistema prisional brasileiro. “O Consej é um fórum importantíssimo para a discussão de políticas públicas que impactam diretamente a vida de milhares de pessoas que estão em situação de prisão”, afirmou. “Nesta reunião, vamos abordar temas relevantes como a criação de doutrinas de gerenciamento e negociação de crises por policiais penais, a alteração da Lei de Execução Penal e a padronização da identidade visual da Polícia Penal”, completou.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, disse que é uma honra receber todos e citou reduções criminais no Estado. “A integração e a inteligência foram fundamentais na mudança que houve na Segurança em Goiás. Não tínhamos controle do cárcere. A partir do momento que esse controle foi feito, os índices criminais despencaram. Resultado de um trabalho de excelência, colocando a Polícia Penal de Goiás como referência no país.

As reuniões do Consej têm previsão de ocorrer a cada três meses e promovem o diálogo entre os entes federativos, importante ferramenta para as melhorias nos serviços penitenciários. As decisões tomadas durante o evento servirão de base para a formulação de políticas públicas que visam a humanização do sistema prisional e a ressocialização dos presos.

Fotos: Isabel Oliveira e Magno Leão

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo