No isolamento social, governo de Goiás intensifica capacitação on-line para jovens

Devido às restrições de aglomeração impostas pela pandemia de Covid-19, o governo de Goiás intensificou a promoção de cursos de capacitação, na modalidade a distância (EAD), de forma on-line, para a juventude goiana. No mês de junho, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que buscou parcerias, foram ofertados os programas Embaixadores da Cidadania, Meu Primeiro Site e o Juventude Empreendedora.

“Aproveitamos as atenções voltadas para essa modalidade de ensino que vem demostrando grande crescimento. O ensino a distância, com a praticidade que ele oferece, é o ideal neste momento para que o governo de Goiás continue incentivando e promovendo a capacitação dos nossos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo”, observa a secretária da Seds, Lúcia Vânia.

Promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Seds foi parceria do programa Embaixadores da Cidadania, ao inscrever nele e orientar os integrantes do programa Jovem Aprendiz. Foram inscritos 64 adolescentes e, desses, selecionados 38, sendo seis da própria Seds. O objetivo do programa é construir uma rede de cidadãos engajados na melhoria de suas comunidades, ao oferecer capacitação em temas importantes para a formação cidadã, como ética, controle social, participação, combate à corrupção, entre outros.

No Juventude Empreendedora, idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para fomentar o empreendedorismo no meio da juventude, gerar renda e emprego e desenvolvimento social e econômico, a Seds mobilizou as primeiras-damas e assistentes sociais dos municípios, em parceria com a Federação Goiana dos Municípios (FGM), além de diversas entidades privadas e do poder público. Com essas ações, 57 municípios já formalizaram a pactuação. Realizaram a capacitação mais de 1,3 mil jovens, com idades entre 17 e 29 anos.

O programa Meu Primeiro Site, voltado à capacitação na área Tecnologia da Informação, especificamente de programação, tem como proposta a criação de um website que enderece questões socioambientais. Com a duração de três semanas, ele é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Junior Achievement – JA Brasil e a Microsoft, e teve em Goiás o apoio da Seds e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Nele, além de capacitação, os alunos concorrem a uma bolsa de estudos na área tecnológica no valor de R$ 2 mil. O público-alvo são jovens de idade entre 15 e 22 anos, estudantes de escola pública. Foram realizadas pela Seds 73 inscrições, sendo selecionadas 54.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo