Coordenação estadual do Programa Criança Feliz mobiliza municípios e participa de seminário em Brasília

Equipes debateram assuntos como educação permanente, monitoramento, financiamento, coordenação inter e intrasetorial e outras modalidades de oferta de serviços de primeira infância.

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do Governo de Goiás participou, nos dias 1º a 3/12, em Brasília do III Seminário Internacional — A qualificação das ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades. O evento foi organizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, e contou com a participação da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle; do Banco Mundial, Paloma Anos Casero; da UNICEF do Brasil, Florence Bauer; e das Nações Unidas no Brasil (ONU), Niky Fabiancic; além de representantes estaduais e municipais.

A programação teve como objetivo propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil, por meio da qualificação das ações do programa, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos. No primeiro dia do evento foram oportunizadas trocas de experiências estaduais e municipais, com a finalidade de aprimoramento do programa.

Além da participação da equipe do Governo de Goiás, compuseram as mesas temáticas os supervisores municipais de cinco municípios goianos e uma gestora da assistência social. Os municípios de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Henrique de Souza e Miris Pinto Vitor; Cachoeira Alta, Nara Paula Barcelos Resende; Mundo Novo, Janaína Gomes Silva; São Miguel do Araguaia, Olacir Brito de Amorim; e Tuverlândia, Geiciane Francisca dos Santos Fernandes.

Os representantes goianos relataram suas rotinas de trabalho, suas potencialidade e fragilidades, sobre temáticas como a informatização do Programa Criança Feliz (PCF), o uso de tecnologias no atendimento às famílias, a promoção da parentalidade do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos nos diferentes modelos de atendimento, a integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o PCF nos diferentes modelos de gestão, o financiamento do programa e a educação permanente.

No segundo dia, parceiros do PCF como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Bernard Van Leer, a Fundação Lego, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a ONU levaram ao seminário evidências sobre a importância de se investir na primeira infância. Países como Chile, Peru, Holanda, Colômbia e Equador apresentaram suas ações voltadas ao desenvolvimento infantil e, por fim, países como Argentina, Estados Unidos, Jamaica, Guatemala e Índia demonstraram suas inovações em entrega de serviços para o público do PCF.

“Todas as  experiências compartilhadas demonstram que, assim como em diversos Países, o Brasil tem, por meio do Programa Criança Feliz, transformado a vida de milhares de crianças e famílias mais vulneráveis”, observa a coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz, Cristiane Maria Cruvinel Leão e Silva.

Foram discutidos também assuntos como educação permanente, monitoramento, financiamento, coordenação inter e intrasetorial e outras modalidades de oferta de serviços de primeira infância. Cada mesa foi ocupada por pelo menos um representante do Estado, dentre coordenação, multipicadoras, supervisores e gestores municipais. Em Goiás, dos 143 municípios elegíveis, 123 já executaram o programa, muitos deles desde a implementação.

“Na rotina de apoio, monitoramento e capacitação ofertado pela equipe estadual às equipes municipais, constatamos o quanto os municípios goianos têm se dedicado a dar continuidade ao acompanhamento dos beneficiários e suas famílias, especialmente no contexto da pandemia, por serem sensíveis ao tema e às necessidades de milhares de pessoas”, explica Cristiane.

No terceiro e último dia do evento, foi realizada uma plenária com um compilado dos debates. A coordenação estadual de Goiás mobilizou todas as equipes municipais e comitês gestores para participação no evento. 

“Reconhecemos que a qualificação profissional potencializa o trabalho. Evidenciamos uma ampla presença dos municípios no evento, o que nos causa muita satisfação. Seguimos na expectativa de que no próximo ano continuemos trabalhando juntos com essa política tão importante e impactante para a toda a sociedade”, finaliza Cristiane.

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo