Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente define coordenações setoriais

Em reunião realizada de forma remota com adolescentes de todo estado, em 29 de janeiro, o Conselho Estadual da Criança e Adolescente, convocada pelo presidente da entidade, Eduardo de Carvalho Motta, foi formalizada a homologação dos indicados para compor as coordenações do Comitê de Participação de Adolescente de Goiás (CPA) para a gestão 2020-2022. Os integrantes do CPA-GO tomaram posse em novembro de 2020.

A pauta da reunião abordou temas como informes gerais, contextualização sobre comitê, apresentação dos participantes, aprovação e eleição dos coordenadores. Foram aprovadas as coordenações permanentes do CPA e seus coordenadores.

A coordenação-geral tem como titular a adolescente Elislaine Oliveira de Sousa, do município de Santo Antônio da Barra. Ela é vinculada ao Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente e conta com suporte da profissional de referência Marilene Aires Melo.

Já a coordenação de Direitos Humanos tem como titular o adolescente Luciano dos Reis Silva, do município de Goiânia. Ele é integrante da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), representa a Região Metropolitana e tem como profissional de referência Gustavo Araújo dos Santos Junior. 

A coordenação do Trabalho Infantil ficou com o adolescente Henrique Teles Oliveira, também de Goiânia, que é integrante da Escola de Circo/IDF/PUC-GO. Ele conta com apoio do profissional de referência Danilo Joaquim da Silva.

A coordenação de Saúde tem à frente a adolescente Flávia Marian Oliveira Soares, do município Goianésia, no Vale do São Patrício. Flavia é vinculada à Secretaria de Estado da Educação e conta com respaldo da profissional de referência Vanessa de Almeida Carvalho.
 
Outra coordenação importante é a de Cultura, que será coordenada pela adolescente Aline Ferreira da Silva, de Goiânia. Ela também é ligada à Escola de Circo/IDF/PUC-GO e tem como  profissional de referência Danilo Joaquim da Silva.

A coordenação de Esporte e Lazer ficou com o adolescente Kauã Felipe Oliveira Silva, do município de Bonfinópolis. Ele representa o Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente e conta com apoio da profissional de referência Lucimar de Fátima Lemes. 

Por fim, a coordenação de Formação Profissional e Primeiro Emprego ficou com a adolescente Safira Rodrigues dos Santos Rosa, do município de Cavalcante. Safira também integra o Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente na região da Chapada dos Veadeiros e conta com aval do profissional de referência Flávio Serafim e Lima.  

Secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, que empossou os adolescentes no mês de novembro de 2020, enfatizou que  é fundamental a participação dos jovens nos espaços de deliberação das políticas infantojuvenil, com foco na promoção e proteção dos direitos desse público. “Essa é uma conquista muito importante de toda a sociedade goiana e nacional”, ressalta a titular da Seds.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo