Secretária Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher visita projetos sociais em Goiás

Objetivo foi conhecer iniciativas goianas e fortalecer parcerias em programas de atendimento a famílias vulneráveis no Estado

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, se reuniu, na sexta-feira (12/02), em Goiânia, com a assistente social e secretária Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Mariana Neris, que esteve em Goiás para conhecer projetos sociais do Governo do Estado.   Além dos projetos em curso, Lúcia Vânia  apresentou propostas de parcerias com o Governo Federal na área.

Mariana Neris foi empossada no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em janeiro deste ano, e destacou que a atenção aos vulneráveis é pauta prioritária da sua gestão. Lúcia Vânia apresentou, entre outros, os projetos de transformação do sistema socioeducativo, primando pela inclusão e capacitação, com foco na preparação dos adolescentes para as demandas do mercado de trabalho e a chance de se recolocarem no mercado formal e na sociedade, após deixarem as unidades do Case. 

Outras ações apresentadas foram as atividades de apoio aos indígenas venezuelanos refugiados em Goiás e, ainda, as ações de apoio às pessoas que vivem em situação de rua, como é o caso do projeto “Se essa rua fosse minha”, em parceria com a Fecomércio, por meio do Sesc. 

Mariana Neris foi convidada por Lúcia Vânia para conhecer as unidades do socioeducativo de Goiânia e também do interior, como Anápolis e Itaberaí. A secretária nacional disse  que o foco do seu trabalho será no fortalecimento de políticas públicas para a proteção a vítimas de crimes. 

“Essa é uma das promessas de governo do presidente Jair Bolsonaro e uma das prioridades da minha gestão. Chego à secretaria para trazer minha experiência, com o objetivo de alavancar a gestão para os mais vulneráveis”, afirma. 

Ela também ressalta que vai trabalhar no fortalecimento da educação em direito humanos, trazendo os valores intersetoriais da atuação do ministério:
“Precisamos trabalhar na pauta da educação com transversalidade, em conjunto com as demais secretarias do ministério, já que tratamos com diversos públicos em risco."

Antes de ser titular da SNPG, Neris foi secretária Nacional de Assistência Social, no Ministério da Cidadania. Durante o período que ocupou o cargo, de março de 2019 a dezembro de 2020, a secretária trabalhou para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Lucia Vânia agradeceu a visita da secretária nacional e ressaltou que vislumbra boas parcerias para fortalecer a rede de atendimento as famílias mais vulneráveis em Goiás e na capital, notadamente, as pessoas em situação de rua que precisam de amparo e proteção, além dos refugiados que escolhem o Estado de Goiás para buscar melhorias na qualidade de vida, com oportunidades de trabalho e geração de renda. 

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo