Adolescentes do Case de Luziânia participam de oficina virtual de mandala em mosaico

Com a ajuda do celular, jovens seguiram passo a passo para confecção de peças feitas com pedaços de cerâmica e madeira. Atividade será estendida para outras unidades do socioeducativo. “Desenvolvemos uma série de ações para formação, com objetivo de oferecer a perspectiva de um novo futuro”, destaca Lúcia Vânia, titular da Seds

De forma virtual e ao vivo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, dias 17 e 18 de setembro, uma oficina de mandala de cerâmica em mosaico para quatro jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Luziânia. A atividade faz parte das mudanças pedagógicas implantadas pelo Governo de Goiás no sistema socioeducativo do Estado. 

O curso foi aplicado pela arterapeuta Zilda Maria Fontes, servidora da Gerência de Apoio Técnico, da Seds. Com a ajuda do celular, ela ensinou aos jovens o passo a passo para a confecção da peça artística, feita com pedaços de cerâmica que são montados como um quebra-cabeça em uma estrutura redonda de madeira. “É uma experiência muito válida”, contou a profissional, que aplicou pela primeira vez um curso virtual. “A gente acredita no desenvolvimento deles, percebe o quanto são habilidosos e as mães ficam muito satisfeitas.”
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, ressalta que a arte tem um papel transformador e que essas atividades pedagógicas são desenvolvidas para a recuperação e formação dos adolescentes em conflito com a lei, principal objetivo do sistema socioeducativo. “Temos aplicado oficinas de música, pintura, grafite e firmamos uma parceria com a Emater para o ensino do cultivo de hortaliças no Case de Goiânia. Para o interior do Estado, também temos levado uma série de ações para a formação, com objetivo de oferecer aos jovens a perspectiva de um novo futuro”, destaca Lúcia Vânia. 

Coordenadora de Ensino da Gerência de Apoio Técnico do Sistema Socieducativo, Sany Silvano Nogueira explica que está em elaboração um plano para levar os cursos on-line aos jovens de outras unidades do interior durante o período de pandemia de Covid-19. “Diante do atual momento que vivemos, é preciso inovar e reinventar e manter as ações de reintegração, desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo pessoal dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Elas são fundamentais no processo de ressocialização”, afirma.  

Jovens de Luziânia mostram pela tela do celular os mandalas produzidos durante a oficina virtual

Comunicação Setorial – Seds

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