Sincronizar Dirigentes e Cargos

Iniciar Sincronização

Adolescentes do Socioeducativo em Goiás participam das provas do Encceja PPL - Desenvolvimento Social

Adolescentes do Socioeducativo em Goiás participam das provas do Encceja PPL

Adolescente do Socioeducativo realiza prova do Encceja PPL

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é realizado por jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Em Goiás, todos os 100 jovens aptos participaram

As Unidades Socioeducativas do Estado de Goiás, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), realizaram, nos dias 13 e 14 de outubro, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL), destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. 

Em Goiás, todos os adolescentes e jovens aptos foram inscritos e tiveram atividades complementares por parte da Equipe de pedagogia dos Centros de Atendimento Socioeducativo em parceria com as Escolas das Unidades. No total, foram inscritos 100 socioeducandos no Sistema Socioeducativo goiano. As provas ocorreram nos períodos matutino e vespertino, dentro da normalidade.

Segundo a superintendente Sistema Socioeducativo de Goiás, Kérima Sobrinho, o Governo de Goiás tem feito todos os esforços para garantir que os adolescentes participem do Encceja PPL. "Entendemos que, além de uma determinação Legal, o Exame é um vínculo que os adolescentes têm com a sociedade para que eles consigam uma ressocialização, e que escrevam, através da educação, um pilar fundamental da Socioeducativo de Goiás, novos caminhos para suas vidas", afirmou.

Mais sobre o Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas do Exame em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os participantes do Exame devem ter no mínimo 15 (quinze) anos completos, para o ensino fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos, para o ensino médio, na data de realização do referido exame. 

O adolescente participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. Para requerer a certificação, o participante precisa alcançar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

 

Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo