“Dentro do nosso governo vocês terão condições para evoluir”, diz Caiado durante entrega de certificados para 35 socioeducandos

Qualificação profissional é um das medidas implantadas pelo Governo de Goiás com novo modelo focado na ressocialização e respeito aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ação é uma parceria pioneira com Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França

O governador Ronaldo Caiado participou nesta sexta-feira (11/12) da entrega de certificados de cursos profissionalizantes para 35 jovens que estão internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia, instituição que é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Em discurso, Caiado ressaltou os avanços na política de recuperação de adolescentes em conflito com a lei e dos investimentos promovidos pelo Estado. “Dentro do nosso governo vocês terão todas as condições para poderem evoluir na arte, na cultura, na educação e na profissão”, garantiu.

Caiado pontuou ainda as reformas e construção de novos Cases como forma de humanizar o ambiente e dar respeito aos internos, uma oportunidade para que possam desenvolver as suas atividades. “A contrapartida é vocês se recuperarem. O reincidente tem pouca chance de amanhã ter um bom resultado”, alertou.  “Agarrem essa oportunidade para progredir.”

O governador acrescentou ainda que em Goiás a segurança pública é um orgulho. “Queremos proteger as famílias e proteger os jovens. Não vamos dar trégua no combate às facções, ao crime organizado e aos traficantes. Quero deixar claro a cada um de vocês: reflitam, estudem”. 

Cursos
Os socioeducandos da unidade participaram de cinco cursos profissionalizantes que, de forma pioneira, foram oferecidos aos internos pela Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o Instituto Basileu França. Essa é mais uma ação do Governo de Goiás, que desde o início da atual gestão, adota um modelo verdadeiramente focado na ressocialização de jovens. 

A secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, disse que o Estado busca com o novo modelo trazer vivências que sejam capazes de interferir e provocar  transformações no modo de pensar e agir dos adolescentes. “Estamos substituindo o encarceramento por um socioeducativo humanizado, onde a educação em todas as suas dimensões é a base da ressocialização”, pontuou.

Lúcia Vânia disse ainda que os melhores técnicos foram reunidos pelo governador para demonstrar que o Estado está com as mãos estendidas para redirecionar o futuro dos jovens. “Queremos mais do que nunca que vocês tenham uma vida de paz, correta, oportunidades de estudar e desenvolver os seus talentos”, 

As ações do Governo de Goiás foram reconhecidas pela Defensoria Pública, como ressaltou o primeiro subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes. “Temos observado uma mudança de cultura, que é a efetiva aplicação dos princípios do Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA). Ele prevê medidas pedagógicas para quem praticou atos infracionais”, pontuou. Até pouco tempo, disse, o que se via eram adolescentes trancafiados, sem atividades educativas. “Sequer aula regular existia. Hoje, identificamos eles estudando diariamente, com atividades culturais e artísticas. Enfim, há a postura de reconhecê-los como sujeitos de direito. É perceptível e isso traz dignidade e cidadania”.

Experiência
Antes do evento, um dos internos do Case em Goiânia estava na expectativa com sua primeira apresentação.  “Vou cantar uma música que escrevi aqui dentro. Estou aqui há quatro meses e descobri que tenho talento para a música”, confessou o jovem de 16 anos. Ele conta que sempre cantou, mas nada profissional e agora, com o curso, quer se aprimorar.  “O Erik (Cristhian, professor) me ensinou a cantar, temos aula de violão e estou empolgado. Já pedi muito pra Deus me abençoar”, diz o rapaz, que também está fazendo aulas de circo. 

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, disse que essa foi a primeira vez que o Instituto Basileu França integrou um projeto como esse. “E o resultado é muito bom. Precisamos ampliar”, projetou. “Isso é um caminho que podemos fazer juntos e vai trazer bastante ganho para a população”, destacou Marcio sobre a parceria com a Seds. 

O projeto contemplou 35 adolescentes com capacitação profissional na área de artes, com carga horária mínima de 40 horas na modalidade presencial.  Foram ministrados os cursos de  iniciação musical para não músicos, capacitação técnica de circo-experimentações cênicas em isolamento, maquiagem artística, dança urbana – estilo Hip Hop Dance e esculturas em cerâmica para jardim.

Participaram da entrega dos diplomas a coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Ministério Público de Goiás, Cristiane Marques de Souza; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thyago Carvalho Marques; a superintendente do Sistema Socioeducativo da Seds, Kérima Ferreira Sobrinho; o coordenador-geral do Case de Goiânia,  ngelo Vieira; o diretor-administrativo da Organização Social Centro de Gestão e Controle, Murilo Faria; a diretora da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, Lóide Magalhães; o regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, maestro Eliel Ferreira; e o comandante do 42º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Durvalino Câmara.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo