Embaixadores da Cidadania: capacitação para promover o bem comum

Em duas lives com o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, na manhã e na tarde desta quarta-feira, 27, a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, falou da parceria do governo de Goiás com a Universidade Federal de Goiás (UFG) na realização do programa Embaixadores da Cidadania.

O projeto Embaixadores da Cidadania tem como propósito capacitar as pessoas para que possam conhecer e cumprir seus deveres como cidadão assim como conhecer e obter seus direitos. “Votar, fiscalizar a atuação dos governantes, participar de plebiscitos são exemplos de direitos e deveres do cidadão, assim como zelar pelo bem público. Ser cidadão significa também participar da vida em sociedade, se envolver com os problemas e buscar soluções visando o bem comum”, destacou a secretária.

Lucia Vânia fez um convite especial aos estudantes do programa Jovem Aprendiz, gerenciado pela Seds. “Vocês têm nessa iniciativa a oportunidade de se capacitarem em temas importantes para a formação cidadã de vocês: ética, controle social, participação, combate a corrupção, entre outros”, afirmou.  

Além do conhecimento adquirido, ressaltou a secretária, o programa é uma oportunidade para esses jovens se verem como protagonista das políticas públicas implementadas em seu, estado, sua cidade, seu bairro e sua escola.

“O objetivo do programa é construir uma rede de cidadãos engajados na melhoria de suas comunidades e acredito que para os estudantes do Jovem Aprendiz, que estuda na escola regular e já faz estágio, esse conhecimento poderá facilitar sua trajetória rumo a um futuro ainda mais promissor.”

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo