Equipe da Seds visita comunidade indígena de Rubiataba

Equipe da Seds ouviu as demandas da comunidade Aldeia do Carretão e apoiou programa de eficiência energética da Enel para economia de energia no local 

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de Goiás (Seds), por meio da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial e a Gerência de Comunidades Tradicionais, visitou, nos dias 17 e 18 deste mês, a comunidade indígena Aldeia do Carretão, que fica a 35 quilômetros de Rubiataba.  

A superintendente Rosi Guimarães, que coordenou a visita aos indígenas, ressaltou  que a comunidade dos Tapuias da Aldeia Carretão foi cadastrada nos programas sociais do Governo de Goiás e a equipe da Seds ofereceu apoio e informações para o Cacique Dorvalino, representante da comunidade, incentivando o cadastro das famílias indígenas no programa Eficiência Energética, da Enel, que tem por finalidade apoiar famílias de baixa renda na troca de geladeiras usadas por geladeiras novas e mais econômicas.

Com a adivulgação e o apoio da Seds, 29 famílias se beneficiaram com a troca imediata de geladeiras usadas por novas de forma gratuita. Também foram trocadas centenas de lâmpadas usadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED novas. 

A parceria da Seds com a Enel é de suma importância tendo em vista que a companhia energética goiana tem priorizado as comunidades tradicionais nessa ação de substituição de equipamentos antigos e obsoletos por mais modernos, sustentáveis e novos, destaca o gerente, Silvano Borges Macedo.

A secretaria contribuiu ainda com disponibilização de caminhão para transportar e entregar as geladeiras novas e buscar as geladeiras usadas na sede da aldeia indígena Carretão. A Seds também doou cerca de 300 máscaras para os indígenas com o objetivo de apoiar crianças, adultos e idosos da tribo no quesito segurança e proteção contra a disseminação da covid 19.

“Promovemos ações de orientação para evitar aglomerações e promovemos também a troca de mais de 400 lâmpadas com o apoio de uma profissional técnica da Enel e contribuímos para a realização de sonhos com dignidade e melhoria da qualidade de vida da população indígena local”, pontua Rosi Guimarães.

Ao todo foram trocadas mais de 60 geladeiras no município beneficiando a população carente que realizou cadastro no site da Enel por meio da ação Compartilha Eficiência Energética com a distribuição gratuita de cerca de 500 máscaras e álcool em gel.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo