Governo de Goiás conclui curso de capacitação para servidores do socioeducativo

Dentre os trabalhos apresentados pelos servidores está um projeto que utiliza a aromaterapia como metodologia pedagógica de socioeducação, e um de Cinema no Case

Servidores do sistema socioeducativo de Itumbiara concluíram, na sexta-feira, 16,  o curso de formação de socioeducadores, capacitação aplicada pelo Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea), da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Seds), que viabilizou os recursos para financiar o curso junto ao Ministério da Mulher, Direitos Humanos e Família. No total, foram sete módulos de formação, que totalizaram carga horária de 80 horas. Os participantes irão receber certificado.

A capacitação teve também a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Conselhos Tutelares. “Os profissionais das unidades de assistência social, que são a porta de entrada das pessoas em situação de vulnerabilidade nos municípios, devem ser mobilizados e envolvidos na socioeducação dos adolescentes em conflito com a lei, assim como o Poder Judiciário, os conselhos municipais da Criança e do Adolescente, secretarias de Educação e segmentos sociais para que possamos dar reais oportunidades de reeducação para esses jovens”, afirma a titular da Seds, Lúcia Vânia.  

A última etapa do curso foi coordenada pelo professor Paulo Winícius Teixeira de Paula, que é coordenador-executivo do Cepea, da UFG. Ele ressaltou que Estados e municípios devem criar planos de forma consorciada com a sociedade civil, como ferramenta capaz de estabelecer articulações para apoiar os adolescentes e seus familiares, como geração de oportunidades de trabalho e amparo na proteção social. 

No último módulo, foram apresentados projetos de intervenção elaborados pelos profissionais para o fortalecimento da rede de proteção e de ações de suporte ao desenvolvimento cognitivo dos adolescentes internos nas unidades. Um dos grupos apresentou o projeto que utiliza como metodologia pedagógica de socioeducação a aromaterapia, para reconstruir os vínculos familiares que se perderam com o tempo.  Já outro grupo apresentou o projeto Cinema no Case. “Agora, a Superintendência do Sistema Socioeducativo encaminhará um acervo de filmes para ser apresentado aos internos”, destacou o gerente de Apoio Técnico, Eduardo Silva.

Segundo o professor Paulo Winicius, a formação oferecida pelo Cepea em parceria com a Seds é muito importante para os trabalhadores do socioeducativo, pois lhes dá acesso ao que tem de mais novo na teoria baseada no Estatuto da Criança e Adolescente e no Sistema Nacional do Socioeducativo (Sinase).
Em Itumbiara e região, 74 servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), do Creas e dos conselhos tutelares participaram do curso.

Desde o ano passado que o Governo de Goiás investe na reestruturação do sistema socioeducativo no Estado, com a reforma dos Cases e a construção de novas unidades, além da mudança pedagógica, que implantou aulas regulares nas unidades e cursos profissionalizantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo