Governo de Goiás e Enel trocam a geladeira velha por nova de moradores de Aragarças 

Famílias da comunidade indígena do município também foram beneficiadas pelo programa que visa a redução do consumo de energia 

No último sábado (10), equipes da Enel e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estiveram em Aragarças, a 380 km da capital, fizeram a troca de geladeiras dos sorteados pelo programa Eficiência Energética, que visa reduzir o consumo de energia das famílias mais vulneráveis.

O programa é uma parceria entre o governo de Goiás, por meio da Seds, e a empresa de energia elétrica e beneficia famílias cadastradas no Cadastro Único, que em Goiás é gerenciado pela Seds.

As trocas foram feitas na sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Aragarças e foram beneficiadas as famílias que, durante a semana, se cadastraram no site da Enel e foram sorteadas. A faxineira Eliane Maria Silva levou uma geladeira novinha para casa. Com o marido desempregado, ela disse que certamente não poderia trocar o eletrodoméstico no momento.

Outra dona de casa que deixou o Creas satisfeita foi Idelma Defino Gonçalves. Na casa dela moram cinco pessoas e o consumo médio mensal de energia elétrica oscila na casa de R$ 200 por mês. Ela espera reduzir a conta de energia com a nova geladeira.

Francisco Xavier Pereira de Souza,  que ganha pouco mais de um salário mínimo, relatou que a geladeira da casa dele já estava bastante velha, mas que não sobrava dinheiro para comprar uma nova. Ele também foi um dos sorteados que levou uma geladeira nova para casa.

Três famílias indígenas que moram em Aragarças também foram beneficiadas com a troca de geladeiras. Essa ação contou com apoio da Seds, por intermédio das superintendentes Rosi Guimarães, da Mulher e Igualdade Racial, e Luiza Vitor, de Assistência Social e Inclusão, que identificaram a população mais vulnerável do município, na qual se incluem as 40 famílias indígenas da comunidade Xavante que vivem na região. 

Em Aragarças, foram entregues 80 geladeiras e, na próxima semana, será a vez dos moradores da cidade de Iporá terem a oportunidade de trocar a geladeira velha por uma nova.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo