Jovens goianos tomam posse no Comitê de Participação dos Adolescentes de Goiás

Cerimônia virtual escolheu também nomes que serão indicados para compor o comitê nacional. Lúcia Vânia ressalta responsabilidade e importância da participação desse público na formulação das políticas sociais que deverão ser implementadas no pós-pandemia

Com a participação da secretária de Desenvolvimento Social do Governo de Goiás, Lúcia Vânia, foi realizada na tarde desta terça-feira, 3, a cerimônia virtual para a posse de 80 adolescentes que vão compor o Comitê de Participação dos Adolescentes de Goiás e também para a escolha dos nomes do titular e de três suplentes que serão indicados para o Comitê Nacional. Em Goiás, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás é presidido por Eduardo Mota.

A secretária destacou que, mais do que nunca, será importante a participação desse público na formulação de políticas públicas voltadas a ele, pois o momento de pandemia exige muita responsabilidade de todos. “Certamente, as mudanças causadas pela chegada do novo coronavírus vão gerar um grande impacto na formação escolar dos estudantes, especialmente na daqueles que não têm acesso à tecnologia para acompanhar as aulas virtuais.”

Os empossados na cerimônia (ver lista anexa) foram indicados por 20 órgãos estaduais, sendo Conselhos Municipais da Criança e Adolescente e organizações sociais de promoção dos direitos da criança e do adolescente. Os eleitos por eles para representar Goiás no Comitê Nacional foram a titular Aline Ferreira da Silva, da Escola de Circo – Instituto Dom Fernando/PUC-GO; e os suplentes Guilherme Ferreira da Silva, do Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho, de Uruaçu; Kauã Victor Gonçalves de Souza, do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), de Aparecida de Goiânia; e Safira Rodrigues dos Santos Rosa, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cavalcante.

“A participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação das políticas públicas de promoção e proteção dos direitos desse público é uma conquista muito importante de toda a sociedade”, disse a secretária.
O Comitê Nacional tem como atribuições, por exemplo, a responsabilidade pela formulação de propostas a serem apresentadas ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e pela divulgação de campanhas educativas sobre os direitos da criança e do adolescente.

“O Comitê, para o qual estão sendo indicados alguns goianos, dá a oportunidade de crianças e adolescentes serem não apenas ouvidos, mas, também, que participem ativamente dos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação de políticas públicas a eles direcionadas”, observou Lúcia Vânia.

Participaram também da cerimônia virtual a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, da Seds, Valéria Machado; a gerente de Políticas Públicas da Juventude, da Seds, Cejane Ribeiro; o gerente da Criança e do Adolescente, Wilson Silva; a coordenadora do Comitê de Participação dos Adolescentes de Goiás, Paula Beatriz; e adolescentes de diversos municípios do Estado. Esse é o terceiro evento promovido pela juventude goiana com a participação da Seds.

Confira aqui os eleitos: http://siteshom.goias.gov.br/social/wp-content/uploads/sites/24/2020/11/CPA-fa9.pdf

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo