Governo de Goiás fortalece programas sociais em prol dos jovens na Semana Nacional da Juventude

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), formalizou a adesão dos gestores estaduais ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). O evento foi realizado de forma on-line e organizado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional da Juventude. A proposta é fomentar a construção de políticas públicas efetivas em benefício dos jovens em Goiás.

Secretária da Seds, Lúcia Vânia assinou a pactuação com o ministério e ressaltou que o governador Ronaldo Caiado tem ampliado os programas sociais de suporte aos jovens goianos e destacou o apoio dado a eles pelo estado, com a Bolsa Universitária, transporte escolar e  Passe Livre Estudantil para milhares de estudantes, além de cursos de capacitação profissional com foco em demandas da juventude e do mercado de trabalho. “Outra iniciativa de bons resultados é o Programa Jovem Cidadão”, destacou a secretária.

A proposta do Sinajuve visa fortalecer o federalismo por meio do estabelecimento de parâmetros nacionais que garantam o desenvolvimento equitativo das regiões, além da criação de metas, mecanismos de monitoramento e implementação das políticas públicas de juventude.

O sistema tem ainda como metas realizar o levantamento de informações, diagnóstico do cenário de cada ente federativo, com o intuito de compartilhar as boas práticas e implantar as políticas de juventude de modo que elas cheguem a todos os cidadãos.

A Lei nº 12.852, que instaura o Estatuto da Juventude, determina a criação de um sistema de abrangência nacional, com o objetivo reunir as iniciativas voltadas para a juventude brasileira, de maneira a facilitar a atividade de gestão, garantir a melhoria dos serviços públicos, o acesso à informação e à transparência.

Participaram também da celebração do convênio a gerente de Políticas Públicas de Juventude, da Seds, Cejanne Gonçalves Ribeiro, e representantes do Amapá, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia.

 

O Sinajuve

Instituído pelo Estatuto da Juventude e atualizado pelo Decreto nº 10.226/2020, o Sistema Nacional de Juventude é um mecanismo de articulação e organização da União, dos estados, dos municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas para os jovens. O sistema foi lançado oficialmente pelo MMFDH em junho e já conta com 34 integrantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo