Governo de Goiás fortalecerá ações de combate à violência doméstica em Alto Paraíso 

Titular da Seds participou de reunião com prefeito do município, membros do Poder Judiciário e da comunidade local para encontrar soluções em conjunto para o enfrentamento às violações dos direitos da mulher 

Diante do alto número de casos de violações aos direitos da mulher em Alto Paraíso de Goiás, a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, e a presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita, participaram de uma reunião com o prefeito do município, Martinho Mendes, com o juiz Eduardo Ricco, com o representante do Ministério Público, Márcio Vieira, e representantes da sociedade local, como a professora e pesquisadora Priscila Martins, para discutir ações de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade. Neste mês de setembro, Oigna Rodrigues foi violentada e morta no município. 

A secretária Lúcia Vânia destacou a necessidade de uma atuação conjunta em rede com demais órgãos para dar uma resposta aos casos de violência contra a mulher na região. “Em primeiro lugar, vamos buscar fortalecer a rede em Alto Paraíso para darmos uma resposta a esses casos. Existe um movimento da sociedade civil que precisa ser melhor aproveitado para instrumentalizar o município. Temos uma série de ações contra a violência doméstica que podemos levar para a cidade”, destacou. 

Uma das alterativas, apontou Lúcia Vânia, é o reforço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a instalação de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município, em caráter excepcional. Essa foi uma das sugestões apontadas pelos participantes da reunião, como também a criação de um Observatório da Mulher, para dar transparência aos dados de violência doméstica, que poderão estimular ações e políticas públicas na cidade. 

A superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, Rosi Guimarães, e a presidente do Conem, Ana Rita, fizeram uma visita técnica ao município na última semana para fazer um diagnóstico da situação da cidade. “O Conem está muito preocupado com a situação da região. Como o caso Onigma, que chocou a todos e também com a não resolução dos casos que são notificados. Precisamos trabalhar de forma integrada com os membros dos poderes e demais órgãos para darmos uma resposta positiva e superarmos a atual situação”, disse Ana Rita. 

“É preciso um trabalho coletivo para resolver essas questões estruturais. É um caso epidêmico, estamos falando de feminicídio, violência sexual e violência de gênero”, relatou a professora Priscila. 

A secretária Lúcia Vânia disse que levará as demandas apresentadas na reunião ao governador Ronaldo Caiado. “Vamos fazer em conjunto um trabalho efetivo em torno da população do nordeste goiano e de Alto Paraíso”, disse. “O abraçar do estado nessas causas faz toda a diferença”, destacou o representante do Ministério Público, Márcio Vieira, ao comemorar as contribuições apresentadas pela secretária.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo