Governo de Goiás orienta abrigos de idosos a solicitarem auxílio financeiro federal 

O formulário de cadastramento foi disponibilizado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa , do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), está orientando as Instituições de Longa Permanência do Estado (ILPIs) a solicitarem o auxílio financeiro emergencial do governo federal. No total, serão R$ 160 milhões para minimizar os impactos da crise causada pela pandemia de Covid-19 nos abrigos de todo o país. As instituições têm até o dia 3 de outubro para fazer a solicitação. 

A gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Seds, está fazendo a divulgação do auxílio para as instituições goianas e orientando o passo a passo para a solicitação do recurso. Segundo o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, estão aptas para receber o auxílio entidades públicas ou privadas de caráter assistencial, sem fins lucrativos, que exerçam a atividade de modo continuado e que tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). 

A titular da Seds, Lúcia Vânia, destaca que os recursos representam um alívio financeiro para os abrigos, que estão enfrentando uma situação econômica difícil provocada pela pandemia e ressalta que os idosos carecem de mais cuidado e proteção por serem do grupo de risco da Covid-19. 

“Esse auxílio será aplicado na compra de medicamentos, insumos, adequação de espaços e instalações. Temos feito parcerias para garantir a proteção dos idosos, que possibilitaram a entrega de equipamentos de proteção, testagem para a detecção do coronavírus e distribuição de equipamentos para os abrigos. Os recursos chegam em uma boa hora”, destaca Lúcia Vânia. 

“Infelizmente a Covid-19 chegou às ILPIs. Com a sanção da Lei 14.018, os abrigos poderão dar uma melhor qualidade de vida para os idosos. Nós disponibilizamos uma equipe técnica para orientar as ILPIs goianas no passo a passo para a solicitação, fizemos um guia de orientação e deixamos um técnico na Seds à disposição para essa capacitação”, informa a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Daniela Paula. 

O valor do recurso será repartido entre as instituições aptas, considerando o número de idosos atendidos. O formulário e as orientações também estão disponíveis na página do Ministério. As instituições também podem procurar a Seds pelo telefone (62) 3201-8110 ou pelo e-mail idoso@goias.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo