Internos do Case de Anápolis iniciam curso de logística e almoxarife

Turma de 32 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas será capacitada pelos professores da Faculdade de Tecnologia do Senai

Em Anápolis, 32 adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) começaram, nesta semana, o curso de capacitação profissional em logística e almoxarife. A medida faz parte da reestruturação pedagógica em curso no sistema socioeducativo de Goiás e é ministrada por meio da parceria do governo de Goiás com o Senai de Anápolis. As mudanças foram propostas e são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

O curso, de 160 horas,  é realizado por meio remoto. A turma foi dividida em oito grupos de alunos por sala, para que sejam asseguradas a eles todas as condições de distanciamento social necessário em razão da pandemia de Covid-19. As aulas ocorrem de segunda a sábado. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Ana Alice Cunha, a capacitação é mais uma boa oportunidade para os socioeducandos vislumbrarem melhores perspectivas e oportunidades no mercado de trabalho quando deixarem a unidade. 

“Anápolis é um grande celeiro de boas oportunidades no campo profissional, seja nas áreas de indústria farmoquímica ou automotiva e de logística de transporte, que devem ser ampliadas com a expansão da Ferrovia Norte-Sul”, observa Ana Alice. 

Esse também é o objetivo do Senai, segundo afirma o supervisor técnico da unidade Senai de Anápolis, Diego Freire Vieira. “A ideia é que, assim que os adolescentes cumprirem as medidas, eles sigam para o mercado de trabalho em condições de acesso ao emprego. O intuito é fazer com que esse tempo em que estão na unidade não represente prejuízo para a formação profissional.”

Ainda conforme diz o professor, a capacitação é fundamental para que esses jovens tenham acesso ao mercado de trabalho ou melhoria salarial e de condição de vida. “As indústrias têm exigido profissionais cada vez mais preparados e, nesse sentido, a qualificação vem abrindo portas para vagas mais específicas, que demandam conhecimento de processo ou de produtos que o mercado carece”, ressalta.

O curso vai até novembro, e os adolescentes que cumprirem a carga horária receberão certificados de conclusão da qualificação profissional. “A educação é uma chave promissora de mudança”, pontua Vieira.

Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo