Internos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis (Case) concluem curso de Cidadania e Ética 

Formatura foi realizada, na noite de sexta-feira (27/11), na quadra esportiva da unidade, com a presença de autoridades, servidores, parceiros e familiares 

Onze socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis (Case) concluíram, na sexta-feira (27/11), o 1º Curso de Noções de Cidadania e Ética oferecido pela unidade. O curso faz parte das ações do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), para a ressocialização dos jovens do sistema socioeducativo. 

Na cerimônia de formatura, a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, disse aos jovens formandos que a missão do Governo de Goiás é dar a eles uma oportunidade de reconstruírem um novo caminho e serem referência para a sociedade. “Todos nós nos juntamos para dar a mão a cada um de vocês, e é importante que vocês saibam disso e aproveitem essa oportunidade. Hoje vocês saem daqui para ser referência para outros jovens que vão encontrar nos bairros que moram. Vocês têm um papel importante na sociedade, de mostrar o quanto é importante ter uma correção na vida, um caminho certo, um caminho de disciplina”, disse Lúcia Vânia aos formandos. 

A ideia de oferecer um curso de Cidadania e Ética na unidade foi sugerida pelo juiz da Infância e da Juventude de Anápolis, Carlos José Limongi, ao coordenador do Case, coronel Altamiro José Firmino, que já atuou em Colégios Militares de Goiás. As aulas foram ministradas aos jovens por dois servidores de colégios militares, sargento Miranda e sargento Pimenta. “Nós percebemos, no decorrer das aulas, uma melhora no comportamento deles em relação a horários, compromissos, respeito com o próximo”, afirmou Miranda. No dia da formatura, dois jovens que cumpriram as medidas socioeducativas voltaram para as suas casas. “Recuperados”, disse Miranda. 

A empresa de roupas Sallo, que confeccionou um uniforme para a formatura dos jovens, esteve na cerimônia representada pelo diretor industrial Carlos Schwaderer. Em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de Goiás (Seds), a empresa irá montar uma confecção para formação, capacitação e oportunidade de trabalho para os jovens. “Estamos aqui para trazer uma palavra de esperança para vocês. A nossa empresa acredita no potencial de cada um”, disse Carlos aos formandos. 

O juiz Carlos Limongi também deixou uma mensagem de incentivo aos formandos, para que todos possam contribuir para a sociedade e fazer a diferença, após o cumprimento das medidas socioeducativas. “Cada um de vocês tem dentro de si uma força maior. Não temos como voltar atrás, mas temos como fazer diferente daqui para frente”, disse Limongi. O juiz também parabenizou o Governo de Goiás e o trabalho que a Seds vem desenvolvendo na reestruturação do sistema socioeducativo de Goiás. “A secretária Lúcia Vânia tem feito diferença na secretaria, colocando o seu jeito humano para administrar. Isso faz a diferença. Essa experiência que a senhora está fazendo vai trazer uma grande mudança para o sistema socioeducativo de todo o País”, destacou. 

Noções de cidadania
O formando G.S, de 16 anos, é um dos 11 jovens que concluíram o curso. “Aprendi como viver daqui para frente. Quando eu voltar para a rua tenho a certeza de que tudo vai ser melhor”, afirmou. Quem também concluiu o curso foi o jovem G.G, de 17 anos, que sonha em ser jogador de futebol. Ele gostou do que aprendeu, como as atividades militares e as aulas de cidadania. “Aprendemos nossos direitos e deveres, o respeito pelos outros. Tudo que vamos fazer exige disciplina”, observou, mencionando que a carreira de jogador de futebol também exige esse comportamento. 

“Nesse curso nós ensinamos a valorizar mais o “ser” do que o “ter”, mais a essência do que a aparência, valores morais, a obedecer às autoridades e as leis. Tem também educação física”, destacou o coordenador do Case, coronel Firmino. Ele ressaltou que os jovens se inscreveram para o curso de maneira voluntária. “Eram meninos indisciplinados, nós apostamos neles e o resultado está aí. Entenderam a mensagem, aceitaram o projeto e concluíram o curso hoje”, lembrou. “Agora esperamos frutos desse trabalho”, disse. 

A superintendente do Sistema Socioeducativo, Kérima Sobrinho; o gerente do Sistema Socioeducativo, Sandro José Lacerda; o tenente-coronel Edival Soares; a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Elias Chadud, Edelzina Nascimento; o coordenador de cursos do Senai-Fatec, Cleiton Duarte; servidores do Case de Anápolis, da Seds e familiares dos socioeducandos também participaram da cerimônia de formatura.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo