Moradores do Itatiaia trocam geladeiras e lâmpadas velhas por equipamentos mais econômicos 

Foram beneficiadas 50 famílias pela ação da Enel em parceria com o Governo de Goiás

 

Trocar a geladeira velha nem estava nos planos da Neirivam Gomes de Souza (foto), moradora do Itatiaia, em Goiânia. Com o valor da conta de energia alto, ela que mora com o marido e seus três filhos, ainda não sabia quando teria recursos no orçamento familiar para adquirir uma nova geladeira para sua casa, que fica ao lado da Paróquia Nossa da Assunção. Neste sábado (29), a dona de casa antecipou a aquisição de um novo equipamento para a cozinha com o programa Eficiência Energética, ação da Enel em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que possibilita a troca de geladeiras velhas por um equipamento novo. 

“A minha geladeira estava bem velhinha, gastando muita energia. As condições não estavam favoráveis para adquirir uma nova, e ela veio em uma boa hora”, disse Neirivam, que agora espera reduzir o valor da conta, que está chegando perto dos R$ 100. Ela foi uma dos 50 moradores beneficiados neste fim de semana que puderam trocar além de geladeiras, lâmpadas antigas por novas e mais econômicas. 

A manicure Arlene Rodrigues dos Santos, 41, que ficou sabendo da ação pela televisão. “Minha geladeira não prestava. Funcionava só a parte de cima do congelador, além de não funcionar bem, gastava muita energia. Agora, estou levando uma boa, que além de funcionar bem, consome menos”, disse animada enquanto recebia o novo equipamento.

A jovem confeiteira Pâmela Alves, de 20 anos, também foi beneficiada pelo programa Eficiência Energética. “Os encaixes da tomada da minha geladeira estavam descascando. Ela estava com vazamento e o preço da energia muito caro. Comigo e com o meu marido em casa o valor estava acima de 100 reais. Estava precisando muito”, comemorou ela, ao lado do marido Douglas Vinícius, de 21 anos. Quem também celebrou o recebimento foi Ivonilda Maria de Oliveira, de 57 anos. “Minha renda é baixa, precisava muito”, destacou ela. 

Para evitar aglomeração, a troca é feita com horário agendado. A equipe da Seds, por meio da Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão, participa do projeto disponibilizando o cadastro e acionando o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região para atender a população que mais precisa. A equipe da Seds também atuou no mapeamento da região para distribuição dos equipamentos para a população de baixa renda e distribuiu álcool em gel e máscaras para os beneficiados. 

Para participar do programa, é necessário estar em dia com a Enel e ter uma geladeira velha para a troca. Segundo a companhia de energia, uma nova geladeira pode ter o consumo 70% menor do que uma velha. “A Seds tem tido uma parceria solidária com a Enel, que tem demonstrado, ao longo do tempo, o seu compromisso com o desenvolvimento social de Goiás”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia. 

Essa foi a sexta edição do programa, que no sábado anterior beneficiou também 50 moradores do Residencial Itaipu. No próximo sábado, dia 5, o programa Eficiência Energética estará no município de Trindade. Os interessados deverão fazer a inscrição do dia 31/08 até o dia 02/09. Mais informações pelos telefones (62) 98103-2495 ou (62) 3945-8660 ou pelo site http://bit.ly/enel_trindade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo