Municípios do Entorno participam de avaliação nacional do Criança Feliz

Secretária nacional da Primeira Infância, acompanhada por representante da Seds, visitou três municípios goianos que participam da pesquisa

A secretária nacional da primeira infância, Luciana Siqueira Lira, encerrou, sexta-feira, 25, agenda de três dias de visita aos municípios de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Luziânia. Ela acompanhou as ações do programa Criança Feliz. As cidades goianas fazem parte de 30 municípios brasileiros que foram definidos por sorteio para a avaliação do programa, que consiste em observar e acompanhar os resultados, com a finalidade de aprimorar o atendimento em todo o País. 

A representante do Ministério da Cidadania esteve acompanhada pela superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, Luiza Vitor, da coordenadora estadual do Criança Feliz, Vera Lúcia, e de técnicos da assistência social do município. 

“O Criança Feliz é o maior programa de visita domiciliar do mundo. É um investimento que o governo federal faz na primeira infância, acreditando que é a melhor forma de romper o ciclo da pobreza. Acreditamos que é uma janela de oportunidade e que poderemos colher uma geração mais saudável, com todo o seu potencial de aprendizagem, de socialização e de produtividade”, disse Luciana. 

Atualmente, o Criança Feliz está presente em 123 municípios goianos e atende cerca de 30 mil crianças no Estado. O apoio às famílias com gestantes e crianças na primeira infância na ampliação do acesso a serviços e direitos estão entre os objetivos do programa, que é coordenado pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania, e tem como público prioritário gestantes e crianças de zero a 3 anos, ou de até 6 anos de idade quando beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O trabalho consiste no acompanhamento da gestação e dos primeiros anos de vida da criança, com orientações aos cuidadores sobre a importância de atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, motoras e socioemocionais.

A secretária acompanhou a visita na casa de Tamires da Silva Aquino, de Águas Lindas, um dos municípios que participam da avaliação de impacto. Ela inscreveu a filha Isabel no programa depois que o marido, funcionário de uma cooperativa de reciclagem, soube dos benefícios do Criança Feliz. 

“Já tem dois meses que ela participa. Está a cada dia mais esperta, aprendendo as brincadeiras para desenvolver a coordenação motora. Procurei umas tampinhas para inventar algum tipo de brincadeira com ela. Às vezes, você não precisa comprar coisas, pego um pote de creme de cabelo, uma lata de manteiga e a gente vai brincando”, comentou a mãe.

Secretária de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás 
Com informações do Ministério da Cidadania
 

Foto: Francisco Medeiros/ Min. Cidadania

 

Legenda: A mãe, Tamires, inscreveu a filha Isabel depois que o pai soube dos benefícios do programa: desenvolvimento da coordenação motora

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo