Seds integra movimento de incentivo à participação de mulheres na política 

Propostas de políticas públicas do Conselho Estadual da Mulher para inserção feminina nos espaços de poder foram lançadas em evento virtual  

Um documento com as propostas de políticas públicas para mulheres do Conselho Estadual da Mulher (Conem) e a campanha para a incentivar a participação feminina nos espaços de poder foram lançados nesta quinta-feira (17) em um evento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Governo de Goiás. As propostas foram apresentadas aos dirigentes de partidos de Goiás para que sejam divulgadas aos seus candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios goianos. A expectativa é que o conjunto de sugestões sejam incorporados nos planos e governo e implementadas a partir do ano que vem.  

“Goiás não poderia ficar de fora dessa discussão e fico feliz em ver o envolvimento de todos e todas nesse debate”, comemorou a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia, que encorajou a participação nas mulheres nas eleições e nas decisões partidárias. “Se você quer mudar o seu município e ajudar a construir uma sociedade mais igualitária e mais justa não deixe de debater e participar do pleito eleitoral”, disse. “Temos que superar as dificuldades para ampliar a participação das mulheres no parlamento”, completou. 

O documento é formado por 20 propostas na área social, política, econômica e educacional como a criação de um fundo municipal de políticas para mulheres; a construção de casas abrigos para vítimas de violência; a prevenção da violência obstétrica; o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas e a  implantação de políticas voltadas para mulheres negras, indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais. 

A presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Ana Rita de Castro, comemorou o lançamento das propostas e espera que mais mulheres sejam eleitas no pleito municipal. “Queremos notícias melhores do que tivemos em 2018, quando saímos de cinco para duas mulheres na Assembleia Legislativa de Goiás”, esperançou. “Hoje é um dia importante para as mulheres de Goiás em que reafirmamos nosso compromisso com a luta e participação das mulheres na política […] É chegado o momento de mudar essa situação”, disse a presidente do Conselho mostrando a necessidade de as prefeituras elaborarem políticas públicas nos municípios para a inserção das mulheres na política.

Segundo a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães, alcançar a igualdade de representação na política é um desafio. “Em Goiás, dos 246 municípios goianos, temos 71 deles que não elegeram nenhuma mulher na Câmara de Vereadores, outros 80 elegeram apenas uma.

Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do estado, não tem representatividade feminina no legislativo municipal. Precisamos aumentar a representatividade das mulheres nos assentos de poder”, destacou Rosi.

 

Comunicação Setorial – Seds

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo