Sincronizar Dirigentes e Cargos

Iniciar Sincronização

Solicitações de seguro-desemprego em abril crescem 7% em relação ao mesmo período do ano passado - Desenvolvimento Social

Solicitações de seguro-desemprego em abril crescem 7% em relação ao mesmo período do ano passado

As solicitações para o programa Seguro Desemprego em Goiás neste mês de abril tiveram um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2019. Já o número de segurados, ou seja, requerentes que tiveram o direito ao seguro-desemprego aprovado, ainda está abaixo da média verificada nos últimos 12 meses. Foram 22.879 requerentes no mês de abril do ano passado e 24.659, no deste ano, sendo 4.537 (18,4%) presenciais e  20.121 (81,6%), via internet. Quanto aos segurados, em abril foram 18.677 requerimentos aprovados pelo Ministério da Economia, enquanto a média dos últimos 12 meses foi de 19.391 segurados/mês.

As solicitações são feitas nos postos do Sine, coordenados pela Superintendência do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do governo de Goiás.

O Superintendente do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Gilberto Silvério, esclarece que o governo de Goiás, por meio dos Vapt Vupts e postos do Sine, está preparado para atender à demanda, com organização e segurança para todos. “Hoje, nossa capacidade de atendimento instalado no Sine, para atendimento presencial, é para acima de 40 mil atendimentos por mês.”

Outra forma de o trabalhador ter acesso ao seguro-desemprego é pelo celular, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado nas lojas virtuais dos aparelhos com Android ou IOS. Pela Carteira de Trabalho Digital é possível solicitar o benefício e acompanhar a evolução do pedido, assim como entrar com recursos em caso de algum conflito de informações. O trabalhador também pode acessar o site www.gov.br/trabalho.

A solicitação via web é segura, mais confortável e econômica para o trabalhador, além de contribuir com as medidas de combate à pandemia. “A solicitação via internet funciona muito bem. Foram mais de 20 mil solicitações feitas em Goiás somente no mês de abril. É uma grande opção para o trabalhador”, ressalta o superintendente Gilberto.

Mas caso o trabalhador não consiga concluir o seu requerimento de seguro-desemprego pela internet, o governo de Goiás reforçou o atendimento presencial nos postos do Sine, mas é preciso agendar o atendimento por meio do site do Vapt Vupt (www.vaptvupt.go.gov.br). A presença nos postos Vapt Vupt deve ocorrer tomando todos os cuidados necessários como o uso máscaras, por exemplo.

Comunicação Setorial – Seds

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo