Servidores da Secretaria de Estado de Comunicação participam de palestra sobre Ética Contábil 

Com a meta de alcançar o 3º Prêmio Goiás Mais Transparente, os servidores da Secretaria de Estado de Comunicação do Governo de Goiás (Secom) participaram, nesta segunda-feira (30/08), da palestra ‘Ética Contábil: O papel do contador nas instituições públicas e privadas’ com o  assessor contábil Jonathan Ennes. O evento virtual, por meio da plataforma Zoom, reuniu funcionários públicos de diferentes áreas da pasta. Entre elas, imprensa, administrativo e cerimonial. 

A ética contábil, segundo Jonathan Ennes, vai além do que é estabelecido no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). De acordo com ele, há situações que não estão previstas em leis e, são nesses momentos, que o servidor deve adotar a postura íntegra e correta para cumprir com sua função social que é de servir o público. “Isso ajuda a construir uma imagem positiva e é fundamental para gerar confiança nas pessoas”, afirmou. 

Em sua palestra, Ennes pediu que os servidores não “cedam a pressões” e compreendam que a postura ética contribui para tomadas de medidas administrativas e setoriais com mais assertividade. “Quando se age com ética, os números e os resultados são confiáveis. Com informações fidedignas é possível tomar decisões com mais segurança”, explicou. 

Outro ponto debatido no encontro foi a ética enquanto princípio que norteia a conduta social da coletividade. No ambiente público, de acordo com o palestrante, há uma responsabilidade ainda maior do que em outras camadas sociais. “A sociedade exige de nós um comportamento exemplar. Além disso, se trabalharmos com foco conseguiremos evitar erros”, ponderou Jonathan. 

A gerente da Secretaria-Geral de Comunicação, Leidina Santos, responsável por organizar o evento, lembrou que ética não é um conceito relativo. “Seja ela aplicada a contabilidade ou em qualquer área do Estado, o servidor deve respeitar a legislação, as normas corporativas, os colegas de trabalho e a população em geral”, afirmou. Ainda segundo a servidora, além do momento de reflexão, a videoconferência permitiu a integração entre as diferentes áreas da Secom-Goiás. 

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo