Governo de Goiás apresenta Programa PMO em congresso internacional

Goiás será o único Estado brasileiro a apresentar a sua experiência de PMO – Project Management Office, que em português significa Escritório de Projetos – e as inovações da gestão de projetos governamentais durante o PMO Summit 2024, o maior congresso de PMOs da América Latina, que será realizado entre os dias 26 e 28 de março, no Rio de Janeiro (RJ). A participação do Governo de Goiás tem como objetivo demonstrar ao setor privado e ao público em geral a estrutura técnica e metodológica utilizada na gestão de projetos do Estado.

Temas voltados para Inovação, Eficiência Operacional e Liderança Estratégica estarão em pauta nas apresentações e discussões dos principais cases de gestão de projetos do ramo empresarial e governamental. A 13ª edição do PMO Summit irá reunir palestrantes nacionais, que impulsionam o PIB brasileiro, além de abranger um enfoque global, com convidados internacionais.

Representando o Governo de Goiás, Marsal Melo, superintendente dos Escritórios de Projetos, compartilhará o case premiado e as experiências inovadoras dos PMOs no setor público. Ele destacará as trilhas de capacitação de servidores, a evolução das demandas, a execução meticulosa, o monitoramento eficaz e a precisão dos controles, além de explorar as lições que o setor privado pode extrair dessas conquistas. Juntamente com ele, Daniel Donadeli, gerente Central dos Escritórios de Projetos, discutirá a aplicabilidade e os próximos passos em IA, demonstrando como ela pode ser integrada ao PMO e aplicada nas práticas de gestão de portfólio de projetos para aprimorar a eficiência dos PMOs.

Além disso, serão apresentadas ferramentas utilizadas na gestão estadual, como o GOMAP (gestão e governança) e painéis de gestão – Business Intelligence (BI), que detalha a execução financeira e os ciclos mensais, bem como a execução e a priorização dos projetos, facilitando a verificação dos empenhos. Também será destacado o Portfólio 2024, um painel que mostra as fases de execução de cada secretaria, suas respectivas entregas e pontos de atenção.

PMO

Iniciado em 2023, sob a governança da Secretaria-Geral de Governo (SGG), o Programa PMO Goiás instalou Escritórios de Projetos em 11 secretariais e órgãos que concentram um volume considerável de projetos prioritários, como a Secretaria de Educação (Seduc), da Saúde (SES), Infraestrutura (Seinfra), entre outras. Com outros onze escritórios em processo de implementação, o programa tem com o objetivo geral promover o aprimoramento da governança e gestão dos projetos no Governo, desde a seleção e priorização das iniciativas até o desenvolvimento e entrega final, com foco no cidadão.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos Central (PMO Central) disponibiliza ferramentas, procedimentos e orientações para que a visão estratégica de Governo possa ser desdobrada nos projetos empreendidos pelos órgãos.

Segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a instalação dos escritórios dentro das secretarias tem o objetivo final de diminuir as falhas em projetos, transparência das informações e a otimização dos recursos públicos aplicados.

“A metodologia PMO traz inovação na gestão dos projetos governamentais, seguindo o Padrão PMI e as Boas Práticas. Além de um notório crescimento, que tem elevado o nível de maturidade das secretarias, que logo terão mais outros 11 escritórios implantados. Tudo isso reflete diretamente nas entregas ao cidadão goiano”, esclarece o secretário-geral de governo.

Summit

O PMO Summit é o principal congresso para líderes de PMO da América Latina, segundo PMI Rio. Realizado pela Blueprintt, desde 2010, o Summit é o ponto de encontro para a comunidade de líderes e especialistas em escritório de projetos de empresas de grande porte, discutirem as tendências emergentes, estudos de caso, melhores práticas e desafios comuns.

O superintendente de Escritórios de Projetos, Marsal Melo, ressalta como esse destaque nacional é fruto do esforço coletivo governamental.

“Vamos ter a honra de representar o Governo de Goiás, somos apenas um pedaço do todo. Esse momento é fruto do trabalho de todos, de 2020 até agora, sobre o comando do nosso secretário Adriano da Rocha Lima, do nosso secretário adjunto Leonardo Saad, mas também de toda a equipe que veio antes. É uma grande celebração dos resultados que alcançamos e vamos continuar perseguindo”, celebra Marsal Melo.

Para o Gerente do PMO Central do Governo de Goiás, Daniel Donadeli, a participação no congresso internacional será uma oportunidade ímpar para apresentar a boas práticas aplicadas em Goiás.

“Ser convidado a participar desse congresso indica nosso destaque a nível nacional, por sermos o único Estado presente, um reconhecimento da gestão que está sendo desenvolvida aqui. Estamos sendo observados, é algo relevante”, afirma Daniel Donadeli.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo